Já se perguntou como você pode elevar o nível da gestão de uma frota? Para isso, você precisa acompanhar o desempenho da frota e encontrar ações que façam sentido com os seus objetivos.

Mais do que nunca, o mercado de frotas no Brasil está em alta, o número de motoristas aumenta diariamente, seja em frotas pesadas ou mesmo motoristas de aplicativo.

Sabemos, por exemplo, que há cerca de 5,5 milhões de cadastrados em aplicativos de mobilidade e que o Brasil está entre os maiores mercado de Uber do mundo.

Porém, é preciso muito cuidado, pois, no mercado de frotas, o que mais precisa ter é controle de gestão e acompanhar o desempenho de sua frota. Para isso, siga lendo.

Comece identificando quais indicadores acompanhar

Cada um sabe a forma de cuidar de casa, assim como cada empresa tem seu jeito de gerir. Por isso, para acompanhar o desempenho de sua frota, é imprescindível que você faça um diagnóstico do momento atual.

Para fazer o diagnóstico, é interessante trabalhar com métricas e indicadores. Através dos problemas mais comuns da sua empresa, você irá conseguir identificar os indicadores mais adequados para acompanhar. Elencá-los por categorias já te ajuda a entender a entender o que precisa ser medido.

Estes indicadores te ajudarão com um rol de informações para embasar análises aprofundadas sobre a situação e a eficiência da sua operação. O real controle da frota vai proporcionar uma visão detalhada dos processos da empresa, mensurar resultados e otimizar problemas operacionais.

Indicadores como consumo de combustívelcusto de manutenção dos veículos e roteiro de viagem e pedágios, podem te ajudar a reduzir custos e aumentar sua produtividade.

Conheça 5 maneiras de acompanhar o desempenho da frota:

Abastecimento e roteiro

Quase 30% dos gastos mensais de uma empresa de frota são com combustível. Isso porque quando não há controle real, o motorista acaba parando em postos mais caros ou percursos mais longos, devido à falta de planejamento do roteiro.

Solução:

Para acompanhar o desempenho de sua frota, é preciso fazer uma boa gestão de abastecimento, identificando os melhores postos. Assim, pode-se planejar o roteiro da frota. Como resultado, você obtém maior agilidade, flexibilidade, além de mais controle financeiro e segurança do percurso.

Custos com manutenção

Ao longo do tempo, é natural a danificação do veículo pelo desgaste. Portanto, as empresas têm gastos fixos anuais ou semestrais com a regularização e manutenção da frota.

Solução:

É importante entender a gestão de manutenção como um investimento e um excelente controle de frota. Há algumas formas de fazer a manutenção preventiva como:

  • Programação de revisão por km percorrido, como alinhamento, balanceamento e troca de bateria;
  • aplicar a lubrificação periódica e fazer a troca de óleo;
  • calcular o consumo médio de combustível afim de fazer uma revisão do sistema motor;
  • revisar os filtros de ar, que podem contribuir reduzindo gastos excessivos.

Troca do veículo

Ser dono de uma frota é observar sempre a vida útil dos seus bens. Mas, por vezes, seu automóvel já não rende tanto quanto gostaria e pode acabar gerando prejuízo, seja no comprometimento da qualidade do seu bem quanto na reputação de sua empresa.

Solução:

Para o caso de haver troca de veículo, ao acompanhar o desempenho de sua frota, é importante atentar-se para o Valor de Mercado do veículo.

Além disso: a facilidade ou dificuldade de reposição de peças; o gasto de combustível; avaliar a taxa de ocupação da frota (adequação do número de carros da frota pelo número de clientes atendidos) e avaliar o volume de carga que está sendo transportada, optando por veículos mais leve e ágeis.

Recurso de navegação

Hoje existem sistemas de navegação que permitem monitorar o veículo com câmeras e, principalmente, localizadores GPS.

Solução:

Esses recursos de navegação ajudam a medir os deslocamentos dos veículos. Evita trajetos mais longos e consumo de combustível. Para acompanhar o desempenho de sua frota, ter a precisão de onde o veículo se encontra também é uma questão de segurança.

Dessa forma, obtém-se maior controle de carga, para o caso de frotas de cargas pesadas, por exemplo.

Sistema de cobrança automática em pedágios

Programas que permitem a cobrança automática em pedágios podem dinamizar, e muito, o controle de frota.

Solução:

Além de otimizar o tempo de paradas no meio do trajeto e evitar o trâmite do reembolso, auxilia no planejamento financeiro mensal, semestral ou anual.

Gestão eficiente

Usar sistemas de gestão de frotas que automatizam a coleta e organização de dados sobre a sua frota facilita muito na hora de acompanhar o que está acontecendo e quais são os principais problemas.

Igualmente, também agiliza a encontrar soluções adequadas para cada empecilho ou imprevisto no caminho.

Para acompanhar o desempenho da sua frota com precisão e segurança, conte com a MaxiFrota. Conheça nossas soluções e solicite um orçamento gratuito para incluir em suas operações.

Conteúdos relacionados:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Receba os melhores conteúdos sobre Gestão, Segurança, Tecnologia e muito mais para aprimorar seus conhecimentos e aplicar em sua frota.