O transporte rodoviário é o principal sistema logístico do Brasil, tendo cerca de 60% de todas as cargas movimentadas no país passando por essas vias.
E quando falamos nesse modelo de transporte, um dos maiores desafios das frotas veiculares é o gerenciamento de gastos com combustível. A mudança de preços e o duvidoso controle de qualidade em alguns postos nas rodovias do país são grandes inimigos dos gestores.
Além disso, existem diversos outros fatores que implicam na má utilização do combustível e que podem levar o veículo a consumir mais do que deveria, como:
Não verificar a saúde dos pneus
Isso pode aumentar o gasto de combustível de um veículo, pois a pressão insuficiente aumenta a necessidade de rotação do motor para conseguir movimentar o veículo e fazê-lo ganhar velocidade.
E quando o motor trabalha mais, gasta mais combustível.
Se você aumenta a vida útil dos pneus, a economia vem junto. Por isso, é preciso verificar regularmente a pressão de todos os pneus (incluindo o estepe) para evitar um gasto desnecessário.
Falta de manutenção
É muito importante estabelecer um cronograma de manutenção preventiva dos veículos da frota. A manutenção permite que se tenha sempre a mecânica em ordem e em bom funcionamento, o que garante a redução do consumo de combustível.
Não planejar as rotas
Os motoristas são os principais responsáveis pelo realização do trajeto, mas planejar os caminhos a serem percorridos com antecedência ajuda a identificar oportunidades de economia, seja evitando tráfego, buracos ou obras nas vias.
É preciso combinar o menor caminho possível, com a menor quantidade de obstáculos (mesmo curvas e semáforos podem influenciar no resultado final) é o ideal para percorrer uma rota com o menor o consumo de combustível.
Planejar antecipadamente os trajetos das viagens é um diferencial que pode fazer a diferença no fim do mês.
O papel da gestão de abastecimento
As frotas estão cada vez mais modernas e econômicas e é por esse motivo que a MaxiFrota oferece soluções para o sistema de gestão da sua empresa.
Através do nosso serviço de gestão de abastecimento, você tem acesso a uma ferramenta virtual, simples e eficiente para o controle dos abastecimentos de sua frota. A partir da atualização da sua empresa para esse sistema, é possível reduzir em média 30% das despesas com combustível.
Unindo meio de pagamento e sistema de gestão, é possível definir e gerenciar regras e permissões de abastecimentos dos seus veículos, o que dá mais comando sobre o desempenho das operações.
Entenda o MaxiFrota Gestão de Abastecimento em quatro passos:
1 – Parametrização
Juntamente ao gestor da empresa, são definidos os parâmetros a serem seguidos pelos motoristas no processo de abastecimento: dia e horário; tipo de combustível escolhido; quilometragem percorrida; capacidade do tanque; posto de preferência e valor do combustível.
Esses dados são necessários para uma especificação completa do modelo a ser seguido pelos condutores no processo de abastecimento. Assim, is parâmetros são cadastrados no sistema, dando forma as regras de utilização dos cartões para abastecimento.
2 – Abastecimento
O condutor do veículo comparece ao posto de combustível para realizar o abastecimento.
3 – Pagamento
O condutor do veículo insere o cartão de abastecimento na maquininha do cartão para efetuar a transação ou realiza o pagamento por meio de um QR Code.
4 – Gestão
O sistema vai autorizar a transação se os parâmetros definidos no primeiro passo, juntamente ao gestor, forem respeitados. A partir disso, você tem acesso a diferentes relatórios de performance de veículos e motoristas para a sua gestão.
Receba gratuitamente uma proposta do serviço de sistema de Gestão de Abastecimento da MaxiFrota.